domingo, 27 de abril de 2008

AFINAL, O QUE É ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL?

A alimentação está para o corpo humano assim como o combustível está para o automóvel. Proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais contidos nos alimentos que consumimos diariamente formam o combustível de nosso corpo, chamados também de nutrientes.
Os nutrientes são utilizados para a produção de energia necessária à realização de nossas atividades, crescimento de nossas crianças, desenvolvimento e reparação dos tecidos e, ainda, para proteger nosso organismo de doenças. Levando em conta todos esses aspectos fundamentais, podemos afirmar: uma alimentação saudável é aquela onde se ingere todos os nutrientes de forma equilibrada, ou seja, respeitando a qualidade e quantidade de cada um.



As quantidades de nutrientes que você necessita são conhecidas por meio de uma avaliação de seu estado nutricional. Essa avaliação é realizada tendo como base idade, sexo, estatura, composição corporal (gordura, musculatura), atividade física e a condição de saúde geral de cada indivíduo.


Conheça então os grupos de nutrientes:


» GRUPO 1: Os nutrientes encontrado nesses alimentos chamam-se CARBOIDRATOS, constituindo-se na melhor fonte de energia para o organismo. Compreendem eles os cereais, os grãos, as farinhas, os biscoitos, os pães, as massas.


» GRUPOS 2 e 3: As VITAMINAS e MINERAIS são os nutrientes encontrados nesse grupo, responsáveis por controlar determinadas funções essenciais ao corpo humano, como a produção de substâncias atuantes na defesa de nosso organismo (resposta imune). Incluem-se aqui as verduras, os legumes e as frutas.


» GRUPOS 4, 5 e 6: As PROTEÍNAS representam o principal nutriente desses grupos, os quais são indispensáveis ao bom funcionamento do corpo humano. Elas têm o papel de controlar nosso metabolismo, participando ativamente, além disso, no processo de crescimento e reconstituição dos tecidos corporais. Temos aqui o leite e derivados, as carnes, os ovos e as leguminosas.


» GRUPOS 7 e 8: Tais grupos de alimentos abarcam os LIPÍDEOS e AÇÚCARES, provedores de energia para o corpo mas que, por possuírem alto valor calórico, devem ser consumidos com moderação. São eles, basicamente, os açúcares e as gorduras.


A seguir algumas dicas para uma alimentação saudável:
  • Não faça uma alimentação baseada em somente em poucos tipos de alimentos. Lembre-se, nosso corpo precisa de todos os nutrientes!
  • Procure fazer 6 refeições por dia, alimentando-se de 3 em 3 horas. Pequenos lanches entre as refeições principais evitam a vontade de devorar o primeiro prato que encontrar pela frente.
  • Deixe na gaveta do escritório barrinha de cereais, biscoito integral, frutas secas, castanhas etc. para ajudar você a não ficar mais de 3 horas sem se alimentar.
  • Se tiver vontade de comer um doce, coma-o. Mas, lembre-se: somente um pedaço ou unidade. Isso é melhor do que devorar uma caixa de bombons no final do dia.
  • Ingira bastante água durante o dia. No mínimo, 1,5 litro ou 8 copos.
  • Leve sempre uma barrinha de cereais na bolsa. Quando a vontade de comer se manifestar, você já tem algo em mãos.
  • Ingira legumes e frutas todos os dias.
  • Evite alimentos fritos. Dê preferência aos grelhados ou cozidos.
  • Ingira alimentos ricos em fibras como legumes, verduras, frutas, arroz e pão integrais.
  • Nunca vá ao supermercado com fome. Vá sempre após uma refeição. Isso evitará que você pegue balas, chocolates e salgadinhos.
  • Nunca deixe para resolver os problemas do quotidiano durante as refeições. A alimentação deve ser num lugar tranqüilo, longe da televisão e com calma, mastigando bem os alimentos.
  • Evite líquidos durante as refeições, pois isto contribui para a distensão mecânica do estômago e diluição dos sucos gástricos, dificultando a digestão.

Hevoise Fátima Papini
Nutricionista - CRN3:7466

4 comentários:

Tânia Salete Marques de Araujo disse...

Poxa! que legal ter encontrado vc minha colega do Colégio Sta. Gema, e amiga do orkut.Amei suas dicas. Ah minha filha faz nutrição e ama. Um grande beijo e sucesso.
Tânia Salete

Stela Maris disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Andreia disse...

Preciso emagrecer. Estou com 8kg acima do meu peso ideal. Já estive a 15kg!
O meu pecado é o chocolate...nunca me satisfaço com um simples quadrado...como 2...tabletes!
Tenho compulsão alimentar (como até ficar cheia...).
Já tentei de tudo mas esta vontade de comer é voraz...
Há algo (medicamento) que ajude? Já ouvi falar em suplemento de crómio...ajuda?
Obrigada

Hevoise Fátima Papini disse...

olá Andréia,

Muitas pessoas sofrem de compulsão alimentar e isso deve ser tratado com medicamentos sim, aliado a uma educação alimentar.

A especialidade médica que trata compulsão é a psiquiatria. Se você precisar de indicação, me fala que tenho conhecimento de óimos profissionais.

Você cita o cromo, mas nenhum nutriente trata isso. É fato que uma alimentação balanceada ajuda muito na compulsão, pois oferecendo ao organismo todos os nutrientes de forma equilibrada, colabora na regulação da secreção da insulina, por exemplo, e você sente benefícios profundos. Mas a compulsão deve ser tratada com medicamentos específicos.

Não espere mais. Trate isso na causa e vc verá os resultados rápido.

Boa sorte!
Hevoise