domingo, 23 de dezembro de 2007

O QUE É REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

O QUE É A REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

A reeducação alimentar é um processo de aprendizagem e de mudança comportamental exercido por meio de orientações nutricionais específicas em que o indivíduo conhece e incorpora hábitos alimentares saudáveis.

A educação é muito mais do que instrução. É um processo que deve ser criado entre educador e educando, tendo como objetivo a construção do conhecimento, seja ele qual for, sobre português, Matemática, história e porque não, nutrição.

Enquanto nas dietas não ocorre uma mudança interna, e ao fim de cada uma as pessoas voltam aos antigos hábitos, na reeducação alimentar as mudanças acontecem de forma tão profunda que se tornam parte do indivíduo.

Por se tratar de um processo de aprendizagem, o paciente, no final do tratamento, torna-se apto a escolher corretamente os alimentos, tanto no aspecto qualitativo quanto no quantitativo, sem deixar de incluir o que faz parte da sua própria cultura.

PARA QUE SERVE A REEDUCAÇÃO ALIMENTAR


A reeducação alimentar pode ter vários objetivos: perda ou ganho de peso, controle do colesterol, da glicose ou até de inúmeras outras doenças e situações que exigem uma mudança na alimentação, como por exemplo, a cirurgia bariátrica. Mesmo que você esteja super-saudável e queira apenas manter o peso, a reeducação alimentar é fundamental, pois hoje já temos total certeza da importância da nutrição no bem estar e na qualidade de vida. A ciência da Nutrição evoluiu muito nas últimas décadas e hoje se sabe que a alimentação, aliada ao estilo de vida (exercício, controle do estresse, tabagismo etc.) têm enorme influência na prevenção e controle das doenças crônicas. No entanto, como o prazer pelo alimento tem um significado profundo em nossas vidas, a reeducação alimentar deve otimizar os hábitos alimentares, permitindo ao mesmo tempo alguns prazeres que têm para nós um sentido especial. E, por isso, ela deve ser personalizada, pois o significado afetivo de um alimento é individual para cada um de nós!

Ao longo da vida vamos construindo nossa história alimentar, com alguns alimentos que têm um significado emocional, familiar ou que nos traz memórias preciosas. Negociar estes prazeres, associando-os a uma alimentação saudável faz parte do processo de transformação que é a reeducação alimentar.

CONQUISTE SEU ESTILO SAUDÁVEL DE VIVER

Mudar hábitos não é fácil, mas é possível, sim. Essa mudança deve ser entendida como um processo, com erros, acertos, novos erros e novos acertos, em busca do equilíbrio, sem preconceitos ou culpas sobre o que se come, apostando no bem-estar e no prazer.

A alimentação não deve ser imposta como um cardápio fixo e sem alterações. Antes, ela deve compreender um conjunto de alimentos saudáveis que dão prazer, que estejam culturalmente ligados ao indivíduo, como por exemplo, aquele bolo feito pela avó desde criança. Tudo isso com o equilíbrio necessário e, claro, com muito bom senso.

O processo de reeducação alimentar começa com uma entrevista sobre os hábitos alimentares da pessoa, bem como os tabus e informações que norteiam sua alimentação. Deve ainda conter informações sobre possíveis intolerâncias alimentares e doenças associadas. Muito importante também é o nutricionista dispor de informações sobre o estado emocional do indivíduo para que tenha subsídios para apoiá-lo durante o processo.

Dados antropométricos como peso, altura, medidas cutâneas, que informam a quantidade de gordura e massa magra, bem como dados laboratoriais, também são instrumentos importantes que fornecem subsídios para o acompanhamento da modificação dos hábitos alimentares.

E por último, mas não menos importante, é a freqüência das consultas, para que seja possível um apoio eficaz, tornando o processo o mais suave possível para quem que se propõe a mudar esse aspecto fundamental dandamental opõe a mudar us das vida: a alimentação.

NÃO ESPERE MAIS: VENHA MUDAR SUA VIDA!

No consultório, ao longo do processo de reeducação, ministro mini-aulas de fisiologia, anatomia e valor nutricional de cada alimento, para que este conhecimento fique sedimentado e o indivíduo leve esse presente para o resto de sua vida. Afinal, existe maior presente que podemos nos dar do que uma nutrição adequada, garantindo assim uma boa saúde?


Hevoise Fátima Papini
Nutricionista - CRN3:7466



10 comentários:

Anônimo disse...

Hevo, parabéns pelo blog. Ta uma delícia! Sucesso! Super beijo da Maeve

Anônimo disse...

Hevô,

Você é uma excelente profissional e uma pessoa incrível.

Muito Sucesso,

beijos,

Henrique

Unknown disse...

Hevo.....Muito sucesso que vc merece! Vc e super profissional!! E de uma energia e coracao unicos!! Bjs Gislene

Dicas da Bia disse...

Olá, Hevoise, parabéns, muito legal. Posso colocar o link no meu blog - biaindica.blogspot.com ??

Abraços

Beatriz
Aromalife

Marcos Cruz disse...

Grande Irmã!!
Adorei o seu blog e o seu site está ótimo, visual agradável, objetivo e informativo, vai ao ponto a quem está buscando ou até para pescar "curiosos" assim como eu rrsrs, desejo-lhe muita Sorte, Saúde, Paz e Prosperidade! Parabéns!!!
Beijos e um grande abraço minha amiga canceriana do mesmo dia!!
Atenciosamente,
Marquinhos Cruz

Hevoise Fátima Papini disse...

Obrigada, Marquinhos! Beijos

Anônimo disse...

isso e muito bom pois emagrece muito e ajuda na saúde

Unknown disse...

Aonde fica seu consultorio e quanto e sua consulta,msnde seu telefone.

Hevoise Fátima Papini disse...

Elizangela, veja no rodapé do site:
www.hevoise.com.br












celia pordeus disse...

A mudança de habitos cultura e muito dificil. O individuo tem que aceitar e ter o objetivo pata imcorporar novos habitos. Parabens pelas orientaçoes.